Cimpor prevê investir cerca de 500 milhões nos próximos anos | Económico

05/03/2013  


Cimenteira estima sinergias de 100 milhões de euros por ano com novo perímetro de consolidação.

A Cimpor anunciou hoje já estar a funcionar em pleno com o seu “novo perímetro de actividade”, prevendo “fortalecer ‘footprint’ geográfico através de um ambicioso plano de investimentos”, referindo que deverá investir cerca de 500 milhões de euros nos próximos anos.

Num breve comunicado enviado à CMVM sobre o novo perímetro, a Cimpor refere apenas que este plano de investimentos “contempla o aumento de capacidade em determinadas geografias e a expansão para novas áreas geográficas – processo no qual as exportações a partir de Portugal apresentam uma relevância determinante para o estudo de novos mercados”.

A Cimpor foi o ano passado alvo de uma OPA dos brasileiros da Camargo Correa está e por isso mesmo, a passar por um processo de reestruturação, com a entrega de várias fábricas em troca de acções do ex-accionista Votorantim e a redução de efectivos em Portugal, uma vez que o foco está na actividade internacional.

“Para 2012 a Cimpor estima que o seu CAPEX pro-forma tenha ficado próximo dos 0,5 mil milhões de euros, um nível de investimento que se prevê manter nos próximos anos”, esclarece a empresa.

“Já em termos de sinergias, uma vez concluída a integração decorrente da recente permuta de activos, o que se estima que venha a acontecer nos próximos 3 anos, será de prever que as mesmas ascendam a cerca de 0,1 mil milhões de euros por ano”, segundo o comunicado divulgado.

Embora apenas para efeitos indicativos da dimensão da nova Cimpor, prevê-se que em termos pro-forma o novo perímetro desta empresa tenha vendido, em 2012, cerca de 27 milhões de toneladas de cimento, gerando um volume de negócios de aproximadamente 2,8 mil milhões de euros e alcançando uma margem EBITDA estimada de cerca de 27%, acima daquilo que seria possível a Cimpor obter operando o seu antigo perímetro”, conclui o documento.

See it on Scoop.it, via IND
 
Facebook | Condições gerais de venda | Pagamento e envio | Aos preços indicados acresce IVA à taxa legal em vigor.
 
© IND - Soluções de Sinalização 2011. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Datasuporte, Lda.